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OS TATTWAS
OS TATTWAS

OS CHAKRAS, OS TATTWAS e suas ENERGIAS.
 
     A palavra chakra é sânscrita, e significa Roda.
Este é o exato significado da expressão para o budista devoto, ainda que a tradução literal das palavras seja " O giro da roda da Lei "
O uso figurado da palavra chakra,  refere-se a uma série de vórtices semelhantes a rodas que existem na superfície do Duplo Etérico do Homem.
O Duplo Etérico ou Corpo Etérico:
Esta parte invisível do corpo físico, ainda que invisível é matéria em um grau mais sutil, e é de suma importância, pois é o veículo pelo qual fluem as correntes vitais que mantém vivo o corpo físico, assim como todos os outros e, serve de ponte para transferir as ondulações do pensamento e a emoção do corpo astral ao corpo físico denso. Sem tal ponte intermediária não poderia ser usadas as células do cérebro. A vida do corpo físico muda incessantemente, e para viver necessita de contínua alimentação de três formas distintas. Precisa de comida para a digestão, ar para a respiração e de três modalidades de vitalidade para a assimilação.
Os chakras, ou centros de força, são pontos de conexão ou enlace pelos quais fluí a energia de um a outro veículo ou corpo do homem.Quem quer que possua um leve grau de clarividência, pode vê-los facilmente no duplo etérico, em cuja superfície aparecem sob a forma de depressões semelhantes a pratinhos ou vórtices. Quando já totalmente desenvolvidos, assemelham-se a círculos de uns cinco centímetros de diâmetro, que brilham ofuscado no homem vulgar, mas que, ao se excitarem com vivacidade, aumentam de tamanho, e se vêem como diminutos sóis. correspondem com determinados órgãos físicos; mas em realidade estão na superfície do duplo etérico, que se projeta ligeiramente mais além do corpo denso.
 
Nome em Português    Nome em Sânscrito    Localização
Chakra Raiz ou Básico    Muladhara    Na base da espinha dorsal(cóccix)
Chakra do Baço(Esplênico)    (Swasdhithana)    Perto dos órgãos sexuais
Chakra do umbigo    Manipura    No umbigo, sobre o plexo solar
Chakra do coração    Anahata    Sobre o Coração
Chakra Laringeo    Vishuddha    Na garganta
Chakra Frontal    Ajna    Entre as sobrancelhas
Chakra Coronário    Sahasrara    No alto da cabeça
 
 
Chakra fundamental    Base da Espinha    4 raios
Chakra Esplênico    Base do Baço    6 raios
Chakra umbilical    Base do Plexo solar    10 raios
Chakra Cardíaco    Base do Coração    12 raios
Chakra Laríngeo    Base da Garganta    16 raios
Chakra Frontal    Base da Sobrancelhas    96 raios
Chakra Coronário    Base Alto da Cabeça    960 raios

Os Tattwas


Tattwa    Akasha    Eter sonoro
Tattwa    Vayú    Eter tatil
Tattwa    Tejas    Eter luminoso
Tattwa    Apas    Eter gustativo
Tattwa    Prithivi    Eter Olfativo
ESCOLA ORIENTAL    Upanadaka    Superior
ESCOLA ORIENTAL    Adi    ÉTER ELEMENTAL


    Os Tattwas são forças que prendem a raiz de todas as manifestações - A criação, a conservação e a destruição, ou mais estritamente a aparição, a conservação e a desaparição dos fenômenos de que somos advertidos.
Os Tattwas são as cinco ( 5 ) modificações do grande Alento, agindo sobre a matéria cósmica não diferenciada. Esse grande Alento lança-o em cinco estados que tem movimentos vibratórios distintos e que desempenham funções diferentes. O primeiro estado que aparece durante a fase evolutiva é o Akasha Tattwa. Vêm em seguida em ordem respectiva, o Vayú, Tejas o Apas e o Prithivi.
O movimento rítmico, ininterrupto, da respiração, bem como o rítmico e incessante pulsar do coração, nos fazem lembrar o rítmico, ininterrupto, incessante éter no movimento do universo cósmico, esotericamente é seu atributo único e absoluto, que lhe é idêntico, o eterno e incessante movimento denomina-se, em linguagem esotérica - A grande respiração; é o movimento perpétuo do universo, no sentido de espaço sem limites e para sempre presente.
O corpo humano ou qualquer outro é composto dos 5 ( cinco ) Tattwas, na sua forma grosseira, nesse corpo grosseiro estão em jogo os cinco ( 5 ) Tattwa, sob a sua forma sutil; eles governam fisiologicamente, mentalmente e espiritualmente. São pois, essas as quatro formas sutis dos Tattwas.
Portanto os Tattwas estão compreendido, existem e se manifestam sobre os quatro ( 4 ) planos do universo.
 
Plano fisiológico    Sede de Prâna    Matéria Vital    Sol por centro
Plano mental    Sede de Manas    Matéria Mental    Manú por centro
Plano Psíquico    Sede de Vjnãna    Matéria Psíquica    Brahma por centro
Plano Espiritual    Sede de Ananda    Matéria Espiritual    Parabraham por(substratum infinitum)
 
     O ato sexual, o nascimento e a morte é sempre subordinado ao mentor protetor espiritual, que autorizou a encarnação e tem total domínio sobre o Tattwa ( elemental ) que rege o acima descrito, pois é sempre a mesma força sutil ( Tattwa ) que domina o ato germinativo, o nascimento e a morte, porque a cada 2 horas muda a respiração, como sobe ao céu um novo signo astrológico, e a respiração é feita pela narina direita ou esquerda junto com os 5 alentos que a alimentam.
Então para cada ato carnal que se dá um nascimento, existe uma entidade espiritual " guia na matéria " que com domínio sob os 5) tattwa ( elementais ) plasmou com o comando e conhecimento da lei este ser carnado.
      Os cinco ( 5) Tattwas = AKASA -- VÀIU -TEJAS -APAS - PRITHIVI - , só atuam nas funções do corpo astral, porque suas energias são apropriadas ao corpo astral, porque são matéria astral. Para completar os 7 Tattwas, os dois elementais Tattwas são UPANADAKA e ADI da escola Oriental, entenda-se, a matéria mental é manipulada pelos dois chakras superiores que são os mentais e, atuam tanto no masculino como no feminino. Os símbolos desses dois Tattwas mentais UPANADAKA e ADI na apresentação mágica, vibram direto na faixa Crística ou de Jesus o Cristo, por intermédio das entidades dessa vibração.
 
Alto da cabeça    Plexo Coronário    Sahasrara    Acima da glândula Pineal
Raiz do Nariz    Plexo FRONTAL    Ajna     Entre os Olhos - (Shiva)
Base da Garganta    Plexo Laríngeo    Visuddha    Faringe e Laringe
Base do Peito    Plexo Cardíaco    Anahata    Coração
Região Umbilical    Plexo Prostático    Swadisthana     base dos órgãos sexuais
Região Epigástrica    Plexo Solar    Manipura     Agni - Triângulo
Sacrum Ext. Espinha    Plexo Sagrado    Muladhara    Ânus
 
Os três condutos Espinais
Os três Nádis (nervos )
O principal é Sushumna que passa por toda a coluna vertebral até a medula ( por onde passa o Kundalini ) os outros são IDA e PINGALA.
O Kundalini penetra no corpo pelo chakra Fundamental ( espinha dorsal, perto do Cóccix ) Nós absolvemos a potente energia de Deus, tanto por baixo, da terra ( Kundalini ) como por cima, do céu ( Solar ) não podemos possuir uma sem a outra energia, e há muito risco no excessivo predomínio delas, daí o perigo de avivar as camadas inferiores do Fogo Serpentino ( Kundalini ) antes de purificar e refinar a conduta.
Os plexos hipogástrios e pélvicos estão relacionados com o chakra Swadhisthana situados perto dos órgãos genitais. Os plexos situados na região pélvica estão na maioria subordinados ao plexo Solar (Esplênico)
Narina direita, chamada Pingala – Nãdi, é o sistema de nâdis que se estende do lado direito do corpo.
Pingala – nâdi é o nervo sutil, ou nâdi que aflora na narina direita
Surya – nâdi ( O Sol, respiração positiva ) penetra a corrente solar ou positiva, denominada Surya – Swara (respiração) e percorre todo o lado direito do corpo.
Narina esquerda chamada de Ida – Nadi, ou Chandra – Nãdi (o Nâdi se estende pelo lado esquerdo do corpo, e a Lua é a respiração esquerda que é negativa.
Ida – Nâdi ou Chandra – Nâdi é o nervo sutil ou nâdi, que aflora na narina esquerda.
Os nâdis ( nervos ) existem por milhares no corpo humano.
No corpo estão os nâdis, tendo muitas formas e extensões: Eles devem ser conhecidos no corpo pelos sábios, por amor do saber: São em número de 24 ramificados na raiz do Umbigo ( Chandra umbilical ) 72.000 entre eles se estendem pelo corpo. A respiração ( Swara ) corre de Ida, sempre que entra pela narina esquerda, e nesta fase, corre pelo lado esquerdo da coluna vertebral.
A respiração ( Swara ) corre por Sushumna quando a respiração se faz em conjunto pelas 2 narinas ( Sushumna é a espinha dorsal ou antes a medula espinhal ) dez são os principais, dentre eles os mais elevados são 3 Ida , Pingala, Sushumna.
As dez forças que agem conjuntamente e que operam no corpo nesses nâdis são:
 
Prâna    Anâna    Samâna    Udâna    Vyana    Nâga    Kurma    Krikila    Deradath    Drananjaya
Peito    Circulo do Ânus    Circulo do Umbigo    Meio da Garganta    Atua por todo o corpo    Atua na eructação e produz vomito    Atua no piscar de olhos e ajuda a abri- los    Atua sob a fome    Atua sob o bocejo    Penetra em tudo, não abandona nem o cadáver,
 
     Todas essas forças atuam em todos os nâdi, nas quais revestem as formas de vida.
Sábio é quem conhece os movimentos manifestados do Prâna individualizado pelos três Nãdis = IDA, PINGALA, SUSHUMNA.
São os 3 ( três ) aspectos distintos ou antes as três ( 3 ) formas do poder, como se colige da essência do versículo que diz:
Durante o fluxo da Lua, o veneno é destruído; durante o fluxo do Sol, obtêm-se o poder sobre um corpo qualquer, durante o SUSHUMNA , obtêm-se a salvação. Um poder existe sob três formas:
IDA, PINGALA, SUSHUMNA.
SUSHUMNA é o nervo ( Nãdi ) do conhecimento, em vista do exposto, compreende-se que o estado de SUSHUMNA só convém a meditação, a prece e as práticas da YOGA, ou seja, aquisição de poderes psíquicos, o melhor e mais apropriado tempo para meditação, é o da respiração em SUSHUMNA.
Tattwa    AKASA    VAYÚ    TEJAS    APAS    PRITHIVI    UPANADAKA e ADI*
Local    ?    ?    ?    ?    ?    Matéria elemental sutil
Sabor    Amargo    Ácido    Picante    Adstringente    Doce    
Sítio    ?    ?    ?    ?    ?    
Símbolo    H. Ham    P. Pam    R. Ram    V. Vam    L. Lam    
Planeta    Mercúrio    Saturno    Sol - Marte    Lua - Vênus    Júpiter - Saturno    Altos planos espirituais
    A força sutil da natureza que governa OS olhos e a vista, RAM significa nominativo neutro da letra sânscrita RA, a primeira de um sinônimo de TEJAS ou AGNI. RAM serve de símbolo algébrico, e quem pronuncia com fé o símbolo de um tattwa, sabendo entre outras coisas o seu sítio, o põe em vibração.
RAM = RÁ = TEJAS = Narina direita
O tattwa APAS, que é de forma Semi-Lunar de cor branca como a Lua, frio de temperatura, adstringente de gosto, rápido de movimento, pesado de som, sempre propenso a benefício, dando ao fluxo da respiração uma extensão de 16 dedos (maior extensão dada que só ele pode dar ) movendo-se sempre para baixo, E da resistência contra a fome e sede, e seu símbolo algébrico ou sílaba mágica é VAM monossílabo que vem de VARI um sinônimo de APAS, concentrando-se no símbolo VAM e pensando-se no sítio em que APAS estaciona , e em todas as qualidades e virtudes, se põe em vibração, os Planetas Vênus e Lua estão em relação com APAS – tattwa os órgãos vocais e o poder da palavra estão debaixo da influencia de APAS – tattwa.
O APAS – tattwa ou PRÂNA ( uma manifestação ou modalidade de Prâna que é compreendido como energia absoluta do qual procede toda forma de energia do universo.
O Prâna compreende os 5 ( cinco ) tattwa.
A Respiração muda de 2 em 2 horas, assim como de 2 em 2 horas sobe ao céu no horizonte Oriental um novo signo zodiacal.
6º UPANADAKA = Matéria elemental Mental
7º ADI = Matéria elemental Mental
Por trás dos sete (7 ) tattwa está o SEM – FORMA isto é: O ESPÍRITO UNIVERSAL e o único DEUS.
Todas as coisas, são dos 7 tattwa, todo fenômeno possível da alma, da inteligência, do Prâna e da matéria grosseira, todas as coisas em suma, são dos TATTWA.
Leste = APAS
Oeste = PRITHIVI
Norte = VAYÚ
Sul = TEJAS
Meio = AKASA
Mental = UPANADAKA e ADI
Prâna
   São 5 as forças oriundas do Sol ou ditas forças solares chamadas também ( "Cinco Ares Vitais ou Cinco Ventos da Vida. Estas cinco modalidades de Prâna são " VYANA – APÃNA – SAMÃNA – PRÂNA – UDÃNA ". É através de um, dois, ou três Prâna é que atuam sob os citoplasmas do médium, através de um dos plexos ou chakras que gera certas substancias fluídicas .
As energias que atuam nos chakras juntos com os cinco prãnas são:
Chakra Sasharara    Chakra Ajnã    Chakra Visudha    Chakra Anahata    Chakra Swãsdisthana    Chakra Manipura    Chakra Mulhadara
Vyana*prâna    Apanã*prâna    Akasha Udanã*prâna    Prâna*    Apãna*prâna    Samãna prâna*    Vyãna*prâna
Plexo coronário    Plexo frontal    Plexo cervical ou laríngeo    Plexo cardíaco    Plexo solear ou esplênico    Plexo umbilical    Plexo sacro ou fundamental
Energia Daiviprakiti    Energia Mantrika    Energia Para    Energia Jnãra    Energia Kriyã    Energia Ichchahã    Energia Kundalini
Cor:Branco c/ amarelo violeta    ??''    Cor: Azul e verde    Cor: Ouro brilhante         Cor: Vários matizes    CorVermelho alaranjado
Chakka é o equivalente Páli do sânscrito Chakra.
* Dhammachakkappvattana – sutta - O giro ( chakka ) da roda da lei, segundo os budistas.
Sharasrara    Ajna    Vishuddha    Anahata    Manipura    Swãsdisthana    Muladhara
Saturno Coronário    Júpiter Frontal    Marte Laríngeo    Sol Cardíaco    Vênus Umbilical    Esplênico Mercúrio    Lua Fundamental
Dividem-se em três
1º Inferior – Fisiológico 1º Fogo - Coração 3º - Terra - Pulmões
2º Médio – Pessoal 2º Água - Fígado 4º - Ar - Bexiga
3º Superior – Espiritual
Inferior
1º Fogo Serpentino
2º Vitalidade do Sol
Médio
3º Parte Inferior do CORPO ASTRAL
4º " Superior do CORPO ASTRAL
5º Por todo o Corpo mental
Superior
6º CORPO PITUITÁRIO
7º Glândula Pineal
O 6º e 7º somente de põe em ação após um certo grau de desenvolvimento espiritual.
                                                        As três Energias
Primária, Kundalini, Vitalidade não estão relacionadas com a vida mental e emocional do homem, mas somente com o seu bem estar corporal, mas também penetram pelos chakras energias que podem qualificar-se de psíquicas e espirituais.
Os dois (2) primeiros chakras não manifestam nenhuma destas energias, mas, o chakra Umbilical e os demais situados acima do corpo, são portas de entrada para as energias que afetam a consciência humana.
Os cinco VAYUS PRÂNICOS ( modalidade de Prâna )


O Prâna atua sempre no coração, o Apãna na esfera do Ânus, o Samãna na região do umbigo, o Udanã na garganta e o Vyãna penetra por todo o corpo.
O ar chamado de Vyãna é a parte essencial de todos os nervos.
O alimento logo após ingerido, é decomposto em 2 por esse ar, ao entrar perto do Ânus, separa as porções sólidas das líquidas, ao colocar a água sobre o fogo e o sólido sobre a água, o Prâna que esta debaixo do fogo inflama-o lentamente. O fogo inflamado pelo ar Vyana difunde a essência por todas as partes, e os resíduos são expulsos do corpo, forçado pelos DOZE PORTAIS.
 
Prâna    Apana    Samana    Udana    Vyana
Coração    Ânus    Umbigo    Garganta    Todo o corpo
Amarelo    Laranja vermelho    Verde    Violeta azulado    Rosado
Cardíaco    Fundamental    Umbilical    Laríngeo    Esplênico
Forma simbólica dos elementos
Muladhara    Swadhisthana    Manipuraka    Anahata    Visuddhi    Ajna    ?
Terra    Água    Fogo    Ar    Eter    Mente    ?
Olfato    Paladar    Vista -gasoso    Tato- aéreo    Ouvido    ?    ?
Quadrado    Meia lua    Triângulo    Hexagrama    Circulo    ?    ?
Lam    Vam    Ram    Yam    Ham    ?    ?
Amarelo    Branco    Vermelho     Esfumado    Branco    Branco    ?
 
1º) Chakra – Raiz = Terra = base da espinha ( sensação de voar, recorda de viagem astral )
2º) " Baço = base da região peniana
3º) " Umbigo = Água = base do umbigo no plexo solar ( receber classes de influencias astrais )
4º) " - Cardíaco = fogo = base do coração ( sente do próximo suas alegrias e tristezas )
5º) " - Laringe = Ar = base da garganta ( desperta a audição e a vidência astral )
6º) " - Frontal = Éter = base das sobrancelhas ( ver lugares ou pessoas distantes )
7º) " - Coronário = Mental = base alto da cabeça ( dar consciência na saída do corpo de dia ou noite )
 
     Fogo Serpentino ( Energia Kundalini )
Esta energia é a primeira manifestação no plano físico da primeira onda de vida do terceiro aspecto do Logos. Existe em todos os planos, que mais ou menos conhecemos, mas deve-se considerá-la quando manifesta na matéria etérica. Não se transmuta na primeira energia já mencionada nem na vitalidade procedente do Sol, e parece não ser afetada de nenhum modo, por qualquer modalidade de energia física.
    A energia Kundalini ou fogo Serpentino de nosso corpo procede do laboratório do Espírito Santo, oculto nas entranhas da terra, e é parte do formidável globo ígneo geocêntrico. Esta energia contrasta profundamente com a vitalidade oriunda do Sol, e pertence ao ar,à luz e aos vastos espaços livres, enquanto que o fogo Serpentino é muito mais material, como o do ferro enrubescido ou do metal incandescente.
    Esta tremenda energia tem o aspecto ainda mais terrível de produzir a impressão de descer sempre mais profundamente na matéria, com lenta mais segura e irresistível progressão e implacável segurança. Assim absolvemos a potente energia de Deus tanto por baixo, da terra, como por cima, do céu. Somos filhos da terra e também do Sol. A energia que da terra sobe e a que do Sol desce, confluem em nós e cooperam para a nossa evolução. Não podemos possuir uma Energia sem a outra, e há muito risco no excessivo predomínio de uma delas. Daí o perigo de avivar as camadas inferiores do fogo.